O Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais – em Rede Nacional (ProfEducatec) é um programa de pós-graduação stricto sensu EM PROCESSOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e tem como objetivo formar professores pesquisadores, em nível de mestrado, na área de Ciências e Humanidades para Educação Básica, tanto em termos teóricos quanto didático-metodológicos, para atuação em uma educação crítica e emancipatória e na produção de conhecimentos, com ênfase nos Processos Inovadores, nas Culturas Digitais e nas Tecnologias Educacionais para a Educação Básica.
O ProfEducatec tem como objetivos específicos:
- Desenvolver, implementar e avaliar metodologias, técnicas e ferramentas educacionais, integrando as tecnologias e as demandas práticas da Educação Básica, a partir do estímulo à autonomia e à criatividade dos educadores no uso, adaptação e avaliação de tecnologias educacionais, bem como fomentando discussões críticas sobre a ética e a efetividade destas tecnologias.
- Refletir e explorar estratégias de formação de professores para o uso das tecnologias nos processos da Educação Básica, a partir da relação teoria e prática, incentivando os docentes a repensarem suas ações pedagógicas, discutindo a docência permeada pelo digital, dentro de uma proposta de educação em redes colaborativas, ocupando-se do diálogo com foco nas competências e habilidades necessárias para a formação de professores na Educação Básica.
- Refletir sobre os processos educativos inovadores e as metodologias ativas, buscando interfaces entre a linguagem midiática, a prática docente e o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, propondo o desenvolvimento de metodologias ativas, por meio da problematização de referenciais teóricos e metodológicos que orientem os fazeres docentes e a avaliação da aprendizagem.
- Analisar as transformações educacionais decorrentes da Cultura Digital e a compreensão dos seus impactos na cidadania, nas novas formas de comunicação e de socialização, investigando os multiletramentos que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem mediados pelas tecnologias, bem como os conceitos e aplicações da hipertextualidade e da multimodalidade, a partir de distintas semioses e dos desdobramentos na prática da Educação Básica.